Ilha principal das 118 ilhas e atóis que compõem o paraiso chamadoPolinésia francesa, situado em pleno Pacífico Sul, ocupando uma áreaequivalente à metade do tamanho do Brasil. Incluindo superfície terrestre e marítima, são mais de 4 milhões de quilômetros quadrados no meio do Pacífico Sul.
A Polinésia Francesa aproxima-se de 250.000 habitantes sendo formada por cincoarquipélagos: ilhas da Sociedade, Marquesas (onde morreu o pintor PaulGauguin), Austrais, Mangarevas e Tuamotu. Entre os arquipélagos, omais famoso, e frequentado, é o da Sociedade, onde se encontra a maiorilha da região, o Taiti (a porta de entrada de todos os turistas quevisitam a região), além das ilhas de Bora-Bora e Moorea.
A região é produto de erupções vulcânicas. Elas resultaram em ilhasmontanhosas (há picos que superam os 1.200 metros de altitude), comvasta vegetação tropical, plantações de ananás e côco, praias de areias brancas e um mar que apresenta uma infinidade de tons de azul,dependendo da profundidade da água e dos corais no fundo.
O território ainda pertence a França, onde conquistou sua autonomiacomo estatuto de POM ("Pays d'Outre Mer"), governado por umaassembleia territorial. Após o Turismo, o cultivo e as exportações depérolas giram a economia do país.
Nos Arquipélagos dos Tuamotus, em atois distantes da capital Papeete que encontram-se as maiores fazendas de cultivo da gema do mar.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário