segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

F.A.Q.

Como se formam as pérolas do Tahiti?
Hoje em dia, as maiorias das pérolas são "cultivadas". Ou seja, existe uma intervenção do homem participando como agente iniciador de sua formação, introduzindo um núcleo no interior de cada ostra.As ostras serão devolvidas em seguida ao seu habitat natural, o mar.

Qual é o tempo de sua formação?
São aproximadamente 2 anos para completar o ciclo de sua formação. Em seguida, elas são retiradas, limpas e classificadas. O processo, e o alto risco de perda, tornam as pérolas ainda mais valiosas.

Porque as Pérolas do Tahiti são escuras?
Por serem criadas na matriz de um molusco negro chamado de «Margaritifera Pinctada » ou madre-pérola de lábio-negro, encontrado principalmente nas águas da “Polinésia Francesa”.

Onde são cultivadas as Pérolas?
Em fazendas submarinas, próprias ao cultivo de pérolas, nas lagunas do Arquipélago de Tuamotu-Gambier, um grupo de atóis e de ilhas da Polinésia Francesa.

Uma pérola pode ser tingida?
Jamais! A cor é 100% natural. Uma pérola pode obter, como cor final, um tom mais claro, ou mais escuro, bronze cinzento, esverdeado, violaceo etc...

O que faz a variedade de cores nas Pérolas do Tahiti?
Essa variedade de cor nasce de um resultado da refração da luz atravessando as camadas da pérola agindo como um prisma. As camadas quebram a luz ao meio como uma gota de chuva faz quando acende passagens criando um arco iris.

Como cuidar da minha jóia de pérola?
Basicamente, evitando contato direto com perfumes e demais produtos químicos. De preferência, limpá-las delicadamente após o uso, com uma flanela ou algodão macio. Pode-se também usar sabão neutro e água fria destilada, sem deixar de molho. Depois, enxaguar bem e secar com tecido ou papel macio.

Como realçar o brilho de uma pérola?
Friccione levemente com azeite de oliva ou óleo de amêndoas de boa qualidade. As pérolas precisam "respirar" e ressente-se da umidade ou secura excessivas. Guarde-as em locais arejados e não envolva em saco plástico.